quinta-feira, 2 de novembro de 2017

The Cult em Porto Alegre

Ilustração: Paulo Fernando
No final dos anos 1980 e início dos anos 1990 comecei a curtir e conhecer melhor o universo do rock, comprar discos, ir a shows e fazer artigos sobre eles para meu fanzine. Nesta época, surgiu uma banda britânica que tinha uma pegada hard rock, mas sem parecer tão igual as outras.

O visual era diferente do habitual, algo meio pós-punk, mas um som pesado e característico do hard rock. A guitarra com um som e riffs na pegada do AC/DC e um vocal poderoso e com um timbre muito potente. Assim, passei a ter o The Cult como uma das bandas mais interessantes e fantásticas que se consolidou no rock neste período mencionado acima.

Três décadas depois, dia 17 de setembro de 2017, no bar Opinião em Porto Alegre/RS, finalmente tive a oportunidade de estar na frente do palco desta banda, após ter perdido a oportunidade nove anos atrás. A espera valeu a pena! Mesmo trinta anos depois, a pegada poderosa da guitarra de Billy Duffy e a voz arrasadora de Ian Astbury, continuam a mesma.

O show de aproximadamente 1h30 começou com a clássica "Wild Flower", do disco Electric (1987), um dos melhores da banda, se não o melhor. O público começou o show alucinado com os riff de Duffy. Mesmo apresentando músicas mais recentes do disco Hidden City (2016), o público recebeu a banda muito bem, e Astbury percebeu a energia do público e a interação foi fantástica.

A banda mostrou que está em plena forma e que suas músicas viraram clássicos que está na ponta da língua de seus fãs. O repertório contemplou toda a carreira da banda, mesmo não tendo colocado "Revolution" no set list. Por outro lado, quando o show chegava ao fim, veio o bloco arrasador que levou todos a cantarem juntos os clássicos "Sweet Soul Sister", "She Sells Sanctuary" (o maior de todos) e "Fire Woman". E o bis, não poderia ser melhor, atacaram de "Love Removal Machine". Delírio total da plateia.

The Cult mostrou muita vitalidade e um show com muita energia, agradando a todos. Agora é esperar que retornem, pois um show como este, é sempre bom ver mais de uma vez.

Confira The Cult ao vivo em Porto Alegre clicando na imagem abaixo:


Confira galeria de fotos do The Cult ao vivo em Porto Alegre clicando na imagem abaixo:



Texto, fotos e vídeo: Denilson Reis
Edição de vídeo: Fernanda Reis
Arte: Paulo Fernando (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário